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Voto – Assembleia Legislativa de Minas Gerais

Necessidade de Comunicação

Aproximavam-se as eleições de 2018, trazendo dois problemas: o descrédito da classe política e, consequentemente, o desinteresse do eleitor. As eleições mais recentes mostravam que as pessoas simplesmente estavam abrindo mão do direito de votar, com um número alto de abstenções, brancos e nulos: 44% em Guanhães – MG e 51% em Tocantins, para citar dois exemplos. A percepção era de que o voto não teria o poder real para mudar as coisas. Era essa percepção, esse desalento, que teriam de ser vencidos, com bons argumentos e enfoque original e persuasivo.

Como sabemos, a publicidade de utilidade pública é a que se destina a divulgar temas de interesse social e apresenta comando de ação objetivo, claro e de fácil entendimento, com o objetivo de informar, educar, orientar, mobilizar, prevenir ou alertar a população para a adoção de comportamentos que gerem benefícios individuais e/ou coletivos.

Foi com estes objetivos que a Assembleia Legislativa de Minas Gerais convocou a Casablanca para a criação de uma campanha sobre a importância do voto como fator real de mudança na sociedade. Era preciso estimular o eleitor para que, naquele pleito, ele não abrisse mão do seu direito de participar diretamente dessa mudança na escolha de seus candidatos.

Em uma frase de orientação: resgatar nas pessoas o senso de importância do ato de votar.

 

Estratégia de Comunicação

Foi desenvolvida então uma ação que resultaria em três filmes para a televisão e Internet, que se caracterizavam pelo ineditismo, e que surpreenderiam até as pessoas que dele participaram inadvertidamente – e que concordaram em ter suas imagens utilizadas na campanha. A ideia foi mostrar que, se não abrimos mão de nossas escolhas em situações do dia a dia, não poderíamos deixar de lado uma de nossas conquistas fundamentais: o voto.

Desta forma, foram colocadas câmeras escondidas em três estabelecimentos comerciais: sorveteria, restaurante e loja de roupas femininas. Em todos os locais, havia um ator infiltrado entre os profissionais que lá trabalhavam. Quando algum cliente da sorveteria demorava para escolher seu sabor, nosso ator servia um sorvete de creme, dizendo que havia escolhido por ele. No restaurante, após o pedido feito, nosso ator retornava com um prato diferente daquele solicitado, também dizendo que havia escolhido pelo cliente.

E, na loja de roupas femininas, nossa atriz já escolhia uma peça, sempre diferente daquela que as clientes procuravam.

A partir daí, eram filmadas as reações de indignação das pessoas, que naturalmente não sabiam que se tratava de uma “pegadinha”. Em seguida, nosso ator entregava um folheto, explicando a importância do voto e o problema de deixar que outros escolham por você.

 

A campanha incluiu também peças de mídia impressa e Internet, destacando as frases “Não deixem que escolham por você” e “Seu voto muda tudo”.

O meio rádio também foi contemplado seguindo a mesma linha das peças já descritas.

Como a definição das situações estava a cargo da Justiça Eleitoral, as ações dependeriam de

prévia consulta e autorização específica. O TRE-MG aprovou a campanha e o TSE autorizou o uso da sua assinatura nas peças com a #vempraurna, que vinha utilizando em suas ações de comunicação. Viu-se ali um estímulo poderoso para sacudir o estado de apatia e desinteresse do cidadão pelas eleições e levá-lo a participar das mudanças que aquele pleito poderia trazer a Minas Gerais, ao país e à vida de cada um.

 

Resultados

A campanha teve muito boa aceitação, pela sua forma inédita e bem humorada de tratar um assunto difícil, principalmente numa época de desencanto com a política. O recall foi significativo. Gerou mídia espontânea e boa repercussão nas redes sociais.

E, o que é melhor: cumpriu seu objetivo de mostrar a importância do voto como fator de mudança social. Nas eleições em Minas Gerais, os votos para o parlamento foram em número que superou as previsões.

 

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