home » Clientes » It's Anna » Seiscentos e trinta mil seguidores e aumentando… a incrível história da Casablanca e do fenômeno Anna Barroso.

Seiscentos e trinta mil seguidores e aumentando… a incrível história da Casablanca e do fenômeno Anna Barroso.

31 de março de 2014 | Categoria(s): It's Anna, No ar

Acredite, quando você estiver lendo este post, o número acima terá aumentado bastante, já que ele cresce à proporção de 3 mil novos seguidores por dia. Enquanto muitos festejam as blogueiras famosas, Belo Horizonte (e o resto do planeta!) assiste a um fenômeno chamado Anna Barroso.

Ainda em 2012, com apenas 16 anos, ela criou o perfil it_girls no Instagram, para compartilhar seus gostos sobre moda e lifestyle. Mas o que a Anna não poderia imaginar é que, em menos de dois anos, chegaria a mais de 600 mil seguidores, conquistando uma legião de fãs pelo mundo inteiro. Entre esses fãs, encontramos nomes de peso do mundo da moda, como estilistas, editoras de revistas, top models, além de celebridades de todo tipo e artistas de cinema. E os comentários sempre elogiosos e encorajadores.

Apesar do seu crescimento vertiginoso, ao final de 2013, quando completou 18 anos e estava na casa dos 200 mil seguidores, a Anna ainda buscava maneiras de lidar com esses números e todas as suas possibilidades. E foi por mero acaso que a Anna chegou até a Casablanca. Em uma visita de prospecção à fábrica de calçados da família, foi comentado que a filha possuía uma conta no Instagram com quase 200 mil seguidores e não sabia muito bem como tirar proveito daquilo. Pronto! A partir daquele momento, a Anna tornou-se o mais novo cliente da agência.

“As reuniões sempre aconteciam depois das 18h30, por ser o horário em que a Anna saía do colégio, já que estava terminando o terceiro ano e se preparando para o vestibular. Em algumas, ela vinha de uniforme mesmo, mas sempre com a mãe, sua fiel escudeira”, lembra Sérgio Gariglio, diretor da agência. Essa aparente fragilidade escondia uma formadora de opiniões, capaz de obter a cada nova postagem 10, 18, 27, até picos de 40 ou 50 mil curtidas, várias vezes ao dia, sem contar os compartilhamentos e os outros perfis que mantém nas redes sociais. Mas foi mesmo através do it_girls que a Anna revelou-se madura e uma profunda conhecedora da moda.

No entanto, ainda faltava muito para que ela pudesse administrar o seu sucesso e monetizar tudo aquilo que era capaz de mobilizar. E a Casablanca atuou não só como agência de propaganda, mas também como consultora e gestora de um novo negócio. O primeiro passo foi criar uma identidade definitiva para a Anna, um porto seguro que a protegesse das variações das redes sociais e permitisse ações comerciais. “Um número tão expressivo de seguidores pode ser considerado um ativo e mereceu tratamento à altura”, diz Sérgio Gariglio.

Para dar forma à estratégia, nasceu a marca It´s Anna e, em seguida, o blog (www.itsanna.com.br), um espaço que leva o seu nome, com identidade própria e onde ela pode expressar suas ideias. Tudo desenvolvido pela equipe da Casablanca, desde a criação, passando pela programação e chegando à definição dos espaços a serem vendidos para anunciantes.Na sequência foi criada uma campanha para comunicar o novo endereço.

“O mais legal de criar esse trabalho para a It’s Anna foi entender que, mais do que um produto, estávamos falando também de uma pessoa. Passamos por um exercício muito positivo de respeitar, compreender e trazer a personalidade de uma mulher para uma marca, tudo isso com objetivos mercadológicos e de comunicação bastante definidos.” afirma Maurilo Andreas, diretor de criação. E em pouco mais de 10 dias após seu lançamento, o blog alcançou marcas surpreendentes, com 27 mil acessos e uma taxa de novos visitantes na faixa de 70%. Ou seja, o sucesso do Instagram está se reproduzindo.

Como complemento foram criados materiais promocionais e um mídia kit, peça fundamental em qualquer estratégia dessa natureza, contando a trajetória da Anna, além de conter as informações comerciais para os anunciantes. Paralelamente, a Casablanca colaborou no desenvolvimento da estratégia para o mercado, na definição da estrutura comercial e na precificação de todos os espaços e situações a serem comercializados. Um esforço bem conduzido que construiu as bases para o máximo desempenho da marca It´s Anna.

Com tudo isso, a Anna conta agora com um blog que reflete seu olhar sobre o mundo, mas continua mantendo o seu perfil no Instagram e nas demais redes sociais. Investindo para apurar ainda mais seu olhar sobre as novas tendências, constantemente viaja para diversas cidades do mundo, acompanhando as semanas de moda e os lançamentos das marcas mais conceituadas.

 

Ficha técnica

Cliente: It’s Anna

Aprovação: Anna Barroso e Vanessa Barroso

Direção de Atendimento: Juliano Sales

Direção de Mercado: Sérgio Gariglio

Atendimento: Graciela Lopes e Sarah Serra

Direção de Criação: Maurilo Andreas

Redação: Dani Brandão e Maurilo Andreas

Direção de Arte: Celso Bastos e Túlio Carregal

Coordenação Digital: Alexandre Colucci

 

foto Casablanca Anna

Graciela Lopes (Gerente de Contas), Juliano Sales (Diretor de Atendimento), Maurilo Andreas (Diretor de Criação), Anna Barroso, Sérgio Gariglio (Diretor de Mercado) e Sarah Serra (Assistente de Atendimento).

 

logo blog its anna

Logo It’s Anna

 

detalhe blog Its anna

Detalhe blog

posts its anna

Posts Instagram

 

mídia kit Anna

Detalhe Mídia Kit

 

 

Tags: , , , , ,